Se existe diferenças entre quem lê e quem insiste em ler, então não custa ler de novo! A magia de conhecer está em cada nova descoberta a partir de uma releitura.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Revolta dos Psicólogos com o Facebook

Nos dias atuais o Facebook se tornou um psicólogo virtual com frases feitas, belas imagens e verdadeiros cartões que expressam qualquer tipo de sentimento e agrada a vontade de qualquer freguês. Pode-se enviar, curtir e compartilhar, tudo virtualmente. Se se está feliz posta uma foto, se se está triste posta uma foto. Algum acontecimento exige logo uma foto para demonstrar estado de espírito ou até mesmo buscar força interior. Então surgem milhares de frases feitas atribuidas a pernonalidades e sábios que não se sabem se são reais ou não. O que é fato, é o efeito que essas frases podem causar, pois há também as frases negativas que visam destruir um ao outro ou a si mesmo; quem tiver as suas psicopatias as tiram do armário e num belo dia pode sair por aí cometendo desatinos.

Este descompasso da humanidade em buscar afeto e identificação nesta rede social é um sintoma de como as relações estão se deteriorando no mundo real, pois é unicamente no mundo virtual que somos o que não somos no dia-a-dia não na totalidade, as em algumas questões específicas. Um exemplo é quando excluimos alguém de nosso perfil, isto passa uma mensagem para este alguém de que não queremos mais em nossa relações, isso sem dizer uma palavra, mas que arbitrariedade cometemos com nós mesmos? Afinal, de contas estamos numa rede "social" que representa sociabilidade, estar em comunidade, no entanto, ao mesmo tempo ela nos desagrega, pois excluimos alguém que conhecemos pessoalmente e pode ser até de nosso convívio e ser desta maneira chega a ser até encômodo, pertubador, pois aquele nos conhece de fato: sabe de nossos medos, anseios, inseguranças e defeitos, portanto não serve para o mundo perfeito que somos no mundo virtual, pois lá somos o que queremos, não sem personalidade, mas com novas qualidades, seguranças e certezas, sem espaços para tristezas. Queremos brilhar, curtir e arrazar!!!

É como fazer um ritual de passagem, ninguém tira uma foto todo bagunçado para postar no face e muito menos em lugar que possa ser considerado socialmente inferior e quem não tem o que mostrar tira foto em ponto turístico. É assustador  perceber que em algumas situações não se busca mais ser aceito no mundo real de maneira tão evidente como nesta rede social, começa-se perceber pelo status, quem não gosta de sua profissão nem chega a postá-la no perfil e mesmo quem nunca teve oportunidade de estudar pode declarar que é analfabeto, pois não existe este opção no aplicatico
Existe um outro lado mais perverso do facebook, a junventude está se comrropendo, não com sabedoria, mas com uma busca exarcebada pelo poder mais dentro desta rede. Se viu recentimente na mídia jovens criminosos que ostentavam uma vida de luxo e festa por esta rede, alguns podem dizer: mais isto acontece em todas as redes sociais, sim é verdade, mas não na proporção de publicidade que o facebook permite, pois até mesmo as instituições já criaram seus perfis como forma de divulgar suas atividade institucionais para as massas, independentes de classe social. Por tudo que já fora menssionado nestas poucas linhas pode-se dimensionar os perigos psicológicos que esta rede pode causar, alimentando depressivos, psicopatas sem controle. Por isso, fica o alerta "carpi dien" no facebook esteja com seus amigos, seja o melhor frasista, piadista, comunista ou a tendência política que desejar; encontre o amor, faça o que quizer, desde que não machuque o outro... nunca é demais lembrar, por tras do mouse, computador e etc existe o único que dá sentido a tudo isso: OUTRO HUMANO.

Por: Valdenise Santos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário